About
O serviço de Guarda e Proteção, pensado pela A.D.F. DOGTRAINING, passa pelo o que aqui vou descrever e o que eu entendo como necessário para os donos(tutor) de cães saberem e se assim desejar adquirir um cão para a função de GUARDA E PROTEÇÃO.
Inicialmente se faz necessário uma definição simples sobre os termos Guarda e Proteção, utilizado pelos agentes no mundo cinotécnico.
O Cão de Guarda: é aquele podemos classificar e que tem por função e estão preparados para zelar por um território, podendo guardar uma residência, um objeto, um veículo, uma propriedade, um galpão, um terreno, uma obra, etc. (zela por um território, com intuito de afastar invasores por estarem desautorizados).
O Cão de Proteção: é aquele que podemos classificar e que tem por função uma atividade mais personalizada e dirigida, para atender a proteção pessoal e familiar, daqueles que o estão conduzindo, com intuito de afastar e proteger contra abordagem e aproximações desautorizadas.
Nós da A.D.F. DOGTRAINING, acreditamos que um bom cão de guarda e proteção, deva ser um cão confiável, seguro, tenaz, persistente, estável, controlado e controlável, com temperamentos fortes e equilibrados, devendo ser firme, corajoso, decidido e obediente, com noção de hierarquia e muito disciplinado.
Notaram que foi utilizado o termo função, pois é assim que no mundo cinotécnico, nos dirigimos ao termo cão de função para aquele individuo, que terá uma função além daquela de ser um animal de estimação, receberá tosos os cuidados e atenção de um cão doméstico, porém lhe será atribuída uma função a ser desenvolvida, podendo ser: um cão de guarda, um cão de proteção, um cão guia, um cão farejador, um cão de resgate, de invasão, antimotim, de assistência, de caça, de esporte, etc.
Os cães de guarda e proteção, exige maior atenção e responsabilidade de seus donos (tutor), responsabilidades no sentido daquilo que está inserido no contexto, de se ter um cão para estas funções, pois serão animais, com capacidades de causar lesões a outrem, e a legislação responsabiliza os seus donos, caso sejam provocadas indevidamente ou por descuidos.
Um bom cão de guarda e proteção, é um individuo único, com características genéticas especificas, que após o treinamento adequado irão poder desempenhar as funções pretendidas.
Diversas são as raças empenhadas para estas funções, e o Brasil possui diversos criadores, que de modo responsável criam e selecionam os cães para estas funções de acordo com o trabalho pretendido e as habilidades de seus donos, e o ambiente aonde irão viver.
Geralmente o treinamento para o serviço de guarda e proteção, são desenvolvidos em filhotes à partir de 04 meses de idade em média, sendo iniciado a obediência e disciplina que queremos ter no futuro, e também de modo responsável são despertado no filhote alguns instintos que desejamos trabalhar, entre os quais posso citar o instinto de caça (perseguir uma bola, perseguir um paninho amarrado a uma corda), para a grande maioria dos casos este é o primeiro instinto a ser despertado, e posteriormente serão despertados outros instintos de acordo a capacidade do filhote, até se chegar ao ponto desejado.
O trabalho de guarda e proteção, também poderá ser desenvolvido em cães com idades já mais avançadas, se tiverem aptidões e temperamento para o desejado, e da mesma forma será iniciado o trabalho de obediência e disciplina, para somente após despertarmos os instintos desejados, que serão direcionados para o trabalho de guarda e proteção.
Para contratar estas modalidades de serviço, inicialmente é necessário contratar uma consulta, aonde iremos ajudar o dono a escolher uma raça de cão que atenda as suas necessidades, alinhadas as suas habilidades com os cães, e para os casos aonde o dono já possua o cão, esse será avaliado e testado, para assim desenvolvermos o melhor programa para o seu cão.
Em se tratando de cão filhote, é possível ensinar o dono a treinar a obediência para o cão e juntamente com o adestrador despertar os primeiros estímulos desejados, para os trabalhos de guarda e proteção.
No caso aonde o dono não possa ou prefira que o adestrador realize a obediência, será necessário no futuro, contratar o auxilio de um outro adestrador assistente, conhecido como figurante.
TEMPO ESTIMADO
Tendo o cão as aptidões e características necessárias, em média o treinamento dura em torno de 01 (ano), abrangendo o período de obediência, e o treinamento direcionado para a guarda e proteção, como a formação e preparação do dono para o direcionamento e execução dos serviços.
Para contratarmos, entre em contato através do celular com atendimento pelo WhatsApp, ou pelo email, e saiba mais sobre os valores.